Império e Indologia Árabe

Autor: Esmat Elhalaby
Editora: Contemporary History Press
Publicado a: 2024-12-01

Resumo:

Wadi‘ al-Bustani (1888-1954) foi um advogado da causa palestiniana e também um reputado tradutor de literatura indiana para árabe. Nascido na região de Chouf (atual Líbano), Bustani transitou entre o mundo árabe, a Índia e a África do Sul. Autor da primeira tradução de Tagore para árabe, dedicou a sua vida a anotar e a traduzir para árabe o Mahabharata, o Ramaiana e o Xacuntalá de Calidaça. A par deste projeto, que ele próprio apoiou e financiou, Bustani foi um dos mais importantes poetas e advogados do Mandato Britânico da Palestina, incitando atos de protesto através da sua poesia e litigando contra as políticas territoriais coloniais.Ao analisar a prática política e filológica de Bustani, o historiador Esmat Elhalaby pergunta-nos neste breve ensaio se o estudo de outro povo implica necessariamente supremacia e domínio. Para Bustani, a Índia era ao mesmo tempo um território repleto de diferença e uma geografia indissociável da sua própria pátria. 

 

Sobre o autor:

Esmat Elhalaby é professor na Universidade de Toronto, Canadá, dedicando-se particularmente à história transnacional e intelectual da Ásia ocidental e da Ásia do Sul. Foi o primeiro recipiente do Prémio Amílcar Cabral, uma iniciativa do IHC e do Padrão dos Descobrimentos/EGEAC. 

 

ISBN:
PDF: 978-989-8956-67-5 / ePUB: 978-989-8956-65-1 / mobi: 978-989-8956-66-8

 

DOI: https://doi.org/10.34619/yq6v-wuag

outras publicações

New
Diamantes em Bruto: Paternalismo Empresarial e Profissionalismo Africano na Diamang, 1917-1975
Autor: Todd Cleveland
New
1961 sob o viés da imprensa: Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império português
Autor: Tânia Alves
New
Pobreza e fome, uma história contemporânea: Temas, metodologias e estudos de caso
Autor: Ana Isabel Queiroz, Bárbara Direito, Helena da Silva, Lígia Costa Pinto
New
O processo civilizacional da tourada: Guerreiros, cortesãos, profissionais… e bárbaros?
Autor: Fernando Ampudia de Haro
en_GBEnglish (UK)