Os mercadores-banqueiros alemães e a expansão portuguesa no reinado de D. Manuel I

Autor: Jürgen Pohle
Editora: Edições CHAM
Publicado a: 2017-12-01

No alvorecer da Modernidade, os Descobrimentos Portugueses influenciaram, como nenhum outro acontecimento desta época, o interesse alemão em Portugal e no império português.

Devido à Expansão Portuguesa os contactos luso-alemães aumentaram gradualmente e atingiram, nas primeiras duas décadas do século XVI, o apogeu. Esta fase coincide aproximadamente com o reinado de D. Manuel I, o qual contribuiu decisivamente para a intensificação das relações económicas com os mercadores-banqueiros de Nuremberga e de Augsburgo, atraindo-os com privilégios muito favoráveis que conduziram ao estabelecimento de diversas empresas alemãs em Lisboa e à participação directa dos seus representantes em várias viagens à Índia.

Os Welser, os Fugger e outras grandes casas comerciais da Alta Alemanha desempenharam um papel fundamental como fornecedores de cobre e prata, dois metais indispensáveis para efectuar as compras de mercadoria no ultramar português. Deste modo, os mercadores-banqueiros alemães tornaram-se, temporariamente, os parceiros comerciais mais relevantes da Coroa portuguesa.

outras publicações

New
Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)
Autor: Edval de Souza Barros
New
António Vieira, Roma e o universalismo das monarquias portuguesa e espanhola
Autor: Pedro Cardim, Gaetano Sabatini, José Javier Ruiz Ibáñez, Jean-Frédéric Schaub, Alcir Pécora, Nelson Veríssimo, Zulmira C. Santos, Natalia Muchnik, José Pedro Paiva, Zoltán Biedermann, Tamar Herzog, Rodrigo Bentes Monteiro, Óscar Mazín
New
Lua, fronteira da Terra
Autor: Leonor Sampaio da Silva, Susana Serpa Silva, Maria Leonor Pavão, Miguel de Oliveira Estanqueiro Rocha, Rui Tavares de Faria, Margarida Rendeiro, Madalena Doktorska, Maria da Luz Correia, Pedro Garcia, João Bosco Mota Amaral, Carla Susana Correia Gil, Susan Burkat Trubey, Onésimo Teotónio Almeida
New
Relação do Descobrimento da Ilha de São Tomé
Autor: Manuel do Rosário Pinto
pt_PTPortuguês