O Futuro de São Paulo na Década de 1950

Autor: Bruno Zorek
Editora: Imprensa de História Contemporânea
Publicado a: 2024-09-01

Resumo:

Na década de 1950, São Paulo tornou-se a maior e mais importante cidade do Brasil. O seu futuro, até então, era hegemonicamente representado como o de uma metrópole gigantesca, moderna e pujante, desembaraçada de quaisquer dificuldades graças a intervenções urbanísticas de precisão cirúrgica. Nesta perspetiva, São Paulo estava destinada à glória. No entanto, esse futuro começou rapidamente a transformar-se, quando projeções concorrentes, que imaginavam o caos e a paralisia como desdobramentos inevitáveis do gigantismo metropolitano, passaram a ganhar força. São Paulo, na verdade, estaria condenada à tragédia, caso nada fosse feito para interromper imediatamente o seu crescimento. O choque entre esses futuros produziu uma cidade esgarçada, cujo destino paradoxal era constituir-se em paraíso e inferno simultaneamente.

Este livro conta a história desse esgarçamento, analisando como e por que essas (e outras) representações ganhavam ou perdiam força na sociedade paulistana de meados do século XX. Com esse objetivo, ele segue as trajetórias de políticos, intelectuais e articuladores culturais, além de examinar a imprensa local, em função dos papéis que estes agentes desempenharam na produção dos futuros em disputa.

 

Sobre o autor:

Bruno Zorek (Curitiba, 1981) é doutorado em História pela Universidade de Campinas e investigador no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST — Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. O seu trabalho é principalmente dedicado à história da produção do conhecimento e das elites intelectuais. Dentro deste universo, os seus interesses de investigação incluem a história da historiografia, do pensamento económico e da urbanização e a história social das temporalidades.

 

ISBN:

Versão impressa: 978-989-8956-54-5 / PDF: 978-989-8956-57-6 / ePUB: 978-989-8956-55-2 / mobi: 978-989-8956-56-9

 

DOI:

https://doi.org/10.34619/lf32-befp

 

Depósito legal n.º 526260/24

outras publicações

New
1961 sob o viés da imprensa: Os jornais portugueses, britânicos e franceses na conjuntura da eclosão da guerra no império português
Autor: Tânia Alves
New
Entre o Império e a NATO: Portugal e os Estados Unidos da América (1949-1961)
Autor: Daniel Marcos
New
Operárias, Povo, Cidadania. Novas Perspetivas da História dos Movimentos Sociais Oitocentistas Ibéricos
Autor: Joana Dias Pereira, Diego Palacios Cerezales
New
O Futuro de São Paulo na Década de 1950
Autor: Bruno Zorek
pt_PTPortuguês