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Edições IHA

O Instituto de História da Arte (IHA) é uma unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), integra o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e a rede The International Association of Research Institutes in the History of Art (RIHA).
O trabalho do IHA destaca a história da arte em Portugal, ao mesmo tempo que mantém um compromisso para com uma abordagem do campo na sua dimensão global, no sentido em que acolhe e promove os estudos de museus e do património mantendo ainda uma forte relação com outras disciplinas das artes, das humanidades e das ciências sociais, promovendo o debate interdisciplinar e a transdisciplinaridade como ferramentas de investigação.
Procurando reforçar a transferência de conhecimento, o IHA promove uma política de publicação sistemática e diversificada de livros sobre arte em Portugal, de acesso livre e aberto, destinada tanto ao público académico como ao público em geral.

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O problema do «primitivismo» nos contextos ibérico, latino-americano e outros contextos semiperiféricos
Autor: Joana Cunha Leal, Mariana Pinto dos Santos, Petra Šarin, Noemi de Haro García
O problema do «primitivismo» nos contextos ibérico, latino-americano e outros contextos semiperiféricos

Autor: Joana Cunha Leal, Mariana Pinto dos Santos, Petra Šarin, Noemi de Haro García

Este livro resulta da conferência internacional “The Trouble With Primitivism: Uses of the Past in Iberian and Transatlantic Modernisms” (O Problema do Primitivismo: Usos do Passado nos Modernismos Ibéricos e Transatlânticos), que encerrou o projeto «Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista» (PIM) [PTDC/ART-HIS/29837/2017] e que teve lugar na NOVA FCSH, em Lisboa, de 26 a 28 de maio de 2022. Uma ampla gama de autores discute os usos do passado e os mitos das origens implicados no conceito problemático de «primitivismo» e a sua operacionalidade nos contextos espanhol, português, latino-americano e outros contextos semiperiféricos.

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JULIÃO SARMENTO: Na escalada do desejo (1948-2021)
Autor: Bruno Marques, Emília Ferreira, Joana d'Oliva Monteiro, Hilda Frias
JULIÃO SARMENTO: Na escalada do desejo (1948-2021)

Autor: Bruno Marques, Emília Ferreira, Joana d'Oliva Monteiro, Hilda Frias

Este eBook reúne os contributos obtidos no âmbito do Congresso Internacional Na escalada do desejo / On the rise of desire. Julião Sarmento (1948-2021), que teve lugar na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), entre 4 a 6 de Novembro de 2021, resultado de uma organização conjunta do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), da FBAUL, por via do Centro de Estudos e de Investigação em Belas Artes (CIEBA), do Instituto de História de Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).
Fruto da diversidade das contribuições coligidas, esta publicação apresenta uma organização tripartida: (I) homenagens, testemunhos e depoimentos; (II) ensaios e estudos; e (III) comunicações selecionadas.

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On mural painting – Almada Negreiros, Spain and dictatorships: Conservation and art historical approaches
Autor: Mariana Pinto dos Santos, Milene Gil, Simão Palmeirim
On mural painting – Almada Negreiros, Spain and dictatorships: Conservation and art historical approaches

Autor: Mariana Pinto dos Santos, Milene Gil, Simão Palmeirim

No âmbito do projeto Almada (Lab HERCULES, PTDC/ART-HIS/1370/2020), este livro reúne trabalhos das áreas da conservação e da história da arte, numa abordagem multidisciplinar, com contribuições predominantemente sobre Almada Negreiros, mas também um importante estudo sobre a pintura mural em Espanha durante o século XX. Os capítulos do livro incluem os resultados das conferências realizadas no início do projeto e entretanto desenvolvidas para publicação, bem como estudos recentes sobre a pintura mural de Almada Negreiros.

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Ceramic Seams: Thinking through making
Autor: Giulia Lamoni, Sarah Weisman
Ceramic Seams: Thinking through making

Autor: Giulia Lamoni, Sarah Weisman

Este livro tem origem no projeto de investigação “Craft Thinking in the Arts”, coordenado por Sarah Weisman, fundadora do ClayLab, um programa experimental integrado no currículo de educação artística do Campus for Design da Universidade de Ciências Aplicadas de Trier, e co-coordenado por Giulia Lamoni, investigadora colaboradora do Instituto de História da Arte da FCSH, Universidade Nova de Lisboa (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST). Desenvolvido em 2022-2023, este projeto de um ano foi apoiado pelo Campus for Design e o Strategiefond da University of Applied Sciences Trier, e pelo IHA – NOVA FCSH / IN2PAST. Tal como refletido nesta publicação, o projeto incluiu workshops no ClayLab com as artistas portuguesas Flávia Vieira e Maja Escher, e uma série de palestras pela curadora Lucia Pesapane e pelas investigadoras Basia Sliwinska e Giulia Lamoni. Sob a orientação de Sarah Weisman e com o contributo das atividades acima referidas, os alunos do ClayLab exploraram diferentes possibilidades de utilização do barro como material para a sua prática artística. Este livro documenta este processo de trabalho coletivo, tentando representar o dinamismo, a vivacidade e a comunhão que o caracterizaram.

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Estudo, Digitalização e Divulgação de Coleções
Autor: Bruno Marques, Helena Barranha, Pilar Irala-Hortal
Estudo, Digitalização e Divulgação de Coleções

Autor: Bruno Marques, Helena Barranha, Pilar Irala-Hortal

Estudo, digitalização e divulgação de coleções constituiu o primeiro volume da coleção Arquivos fotográficos: investigação e práticas artísticas. Esta publicação teve como ponto de partida o workshop organizado pelo Instituto de História da Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, em cooperação com Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, realizado a 17 de Maio de 2023 e que contou também com a colaboração do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e da Universidade San Jorge de Saragoça.
Com o contributo de um conjunto de investigadores portugueses e espanhóis, que têm abordado e analisado questões relacionadas com a preservação, a digitalização e a (re)interpretação de arquivos fotográficos, os textos e ensaios visuais reunidos neste livro partem de cruzamentos interdisciplinares, geográficos e culturais, questionando a relevância do arquivo para a investigação académica, curatorial e artística.

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Aurélia de Souza: Mulheres Artistas em 1900
Autor: Raquel Henriques da Silva, Bruno Marques, Joana d'Oliva Monteiro
Aurélia de Souza: Mulheres Artistas em 1900

Autor: Raquel Henriques da Silva, Bruno Marques, Joana d'Oliva Monteiro

O congresso “Aurélia de Souza. Mulheres Artistas em 1900” decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2023, no âmbito das celebrações do centenário da morte de Aurélia de Souza e na sequência de uma proposta apresentada pelo Instituto de História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa) ao Museu Nacional Soares dos Reis e à Câmara Municipal de Matosinhos que foram parceiros generosos desta iniciativa.
Após um longo percurso que cumpriu todas as exigências de um congresso científico, foi lançada uma Chamada de Capítulos para eBook em acesso aberto e com atribuição de DOI.
Esta publicação apresenta os textos seleccionados pela comissão científica, avaliados por pares (double-blind peer review), revistos pelos respectivos autores e organizados pelos editores em cinco secções: “Aurélia por Aurélia”, “Après Aurélia de Souza: revisitações e desdobramentos na contemporaneidade”, “Auto-representação”, “Artistas mulheres: contra-canonização” e “Interartes: poesia e música”. Deste modo, e como era nosso propósito, Aurélia é tratada em alguns aspectos da sua imensa particularidade, abre campo a outras artistas (e também uma fotógrafa) e é posta em relação com outros domínios dos estudos culturais, nomeadamente a literatura e a música. Por outro lado, o facto de Aurélia de Souza ter vindo a interessar alguns artistas contemporâneos permitiu alargar o âmbito cronológico desta publicação à contemporaneidade, incluindo as “artes derivativas”.
No mesmo ano em que foi apresentado o Catálogo Raisonné dedicado a Aurélia de Souza, esta publicação pretende ser mais um contributo para o estudo e difusão da obra de uma das artistas mais significativas da arte portuguesa e que ultimamente tem merecido reconhecimento internacional.

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Laranjeiras: Teatro e Jardins
Autor: Luís Soares Carneiro, Raquel Medina Cabeças, Margarida Elias
Laranjeiras: Teatro e Jardins

Autor: Luís Soares Carneiro, Raquel Medina Cabeças, Margarida Elias

O Teatro das Laranjeiras foi o mais relevante dos teatros particulares em Portugal do século XIX e merece destaque pelas múltiplas razões que este volume expõe e explica. Do mesmo modo, também os Jardins das Laranjeiras se evidenciam e singularizam no panorama português. Ambos fizeram parte – assim como fora o Palácio –, de um processo de afirmação de poder ou, como diríamos hoje, instrumentos de uma construção de “capital cultural”, espoletada por um expoente da elite da sociedade oitocentista. A verdade é que mudaram física e simbolicamente uma parte da vida, da forma e da cultura da cidade de Lisboa, tornando-se, se não representativos, pelo menos simbólicos de uma época. Mais ainda, ao fazê-lo moldaram o futuro daquele lugar. É por essa razão que também este volume se estende tanto no território como no tempo, vindo até às transformações da cidade no século XX e suas consequências no presente.

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Laranjeiras: Palácio e outras casas dos Quintela-Farrobo
Autor: Raquel Henriques da Silva, Margarida Elias, Raquel Medina Cabeças
Laranjeiras: Palácio e outras casas dos Quintela-Farrobo

Autor: Raquel Henriques da Silva, Margarida Elias, Raquel Medina Cabeças

Uma obra realizada por uma equipa de investigadores pluridisciplinar que, na quase totalidade dos seus membros, há muito estudam a arquitetura palaciana e as suas diversas componentes que incluem, além do urbanismo, as artes decorativas e a arquitetura de jardins, alargando-se, neste caso, ao teatro e às práticas culturais relacionadas. O projeto pôde ainda abranger as outras “casas” da mesma família, nomeadamente o Palácio Quintela-Farrobo na Rua do Alecrim, em Lisboa, e o Palácio Farrobo em Vila Franca de Xira, com o objetivo de detetar uma circulação produtiva entre estas diversas realizações que se estendem desde os anos de 1780 a 1850, atravessando a mudança do absolutismo para o liberalismo que, como se sabe, só pôde ser consolidada à custa de uma cruel guerra civil (1832-1834).

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Pick Manifesto 25 de Abril hoje
Autor: Cristina Pratas Cruzeiro, Cláudia Madeira
Pick Manifesto 25 de Abril hoje

Autor: Cristina Pratas Cruzeiro, Cláudia Madeira

Este livro pretende materializar o exercício de liberdade de pensamento e criação que procurámos instigar ao longo das oficinas dedicadas a refletir sobre o 25 de Abril organizadas pelo Cluster Arte da Performance & Performatividade na Arte (ICNOVA-NOVA FCSH e IHA-NOVA FCSH/ IN2PAST). Cada oficina foi coordenada em conjunto com um ou mais membros do cluster, respeitando a horizontalidade e ao mesmo tempo as individualidades, no sentido de estimular a diversidade que nos caracteriza. O livro reflete precisamente isso. No Prólogo acentuamos essa heterogeneidade através do registo fotográfico das oficinas e do que aí construímos em comum. Os capítulos seguintes, que têm por título os pilares da democracia que discutimos, foram entregues a membros do cluster que coordenaram ou/e participaram nas oficinas respetivas. As autoras dos mesmos escolheram como queriam abordar o tema, usando diferentes linguagens. Nos casos dos capítulos Paz, Educação e Pão — sendo que neste último caso foi desenvolvida uma leitura visual — foi seguida uma abordagem mais poética. No caso da Cultura, a construção do texto tem por base o excerto de uma entrevista ao convidado das oficinas dedicadas ao tema. Os capítulos da Habitação e da Saúde apresentam uma linguagem científica, assim como o Epílogo, dedicado a um questionamento em torno de metodologias académicas criativas e com assento na afetividade, para o qual vários membros do clustercolaboraram. O capítulo Q.B.: Performance Coletiva, tem na sua base o trabalho artístico de Helena Elias, membro do cluster, que generosamente adaptou a sua performance ao contexto do Pick Manifesto 25 de Abril hoje. Encerrámos o ciclo de oficinas precisamente com esta “performance-jantar-festa”, no dia 27 de Julho de 2024, no palco experimental da Partícula no Açúcar, em Lisboa. O capítulo contém o texto de apresentação da performance, da autoria de Helena Elias, e uma selecção fotográfica representativa de alguns dos momentos aí vividos. 

O 25 de Abril ainda não terminou. Por isso, continuamos a construí-lo. Escolhemos fazê-lo experimentando novos espaços de liberdade na produção de conhecimento. O próprio Sérgio Godinho fala da relevância de o fazer, no texto que aqui publicamos e que encerra o livro, afirmando que a expressão da liberdade se mantém como uma urgência da atualidade. 

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Catálogo Raisonné Aurélia de Souza
Autor: Ana Paula Machado, Maria Aguiar, Raquel Henriques da Silva, Elena Komissarova
Catálogo Raisonné Aurélia de Souza

Autor: Ana Paula Machado, Maria Aguiar, Raquel Henriques da Silva, Elena Komissarova

O levantamento e estudo da obra completa de Aurélia de Souza foi proposto pela Professora Raquel Henriques da Silva à Direção do Museu Nacional Soares dos Reis, no ano de 2018, com o objetivo da sua publicação por ocasião da evocação do centenário da morte da artista, que decorreu em 2022. Desde início o IHA foi associado a este projeto, através da contratação e do pagamento, como investigadora, de Elena Komissarova, atual doutoranda do IHA (GI MuSt).
Integrando 472 obras, onde se incluem algumas das fotografias de autoria de Aurélia de Souza, o catálogo raisonné de Aurélia de Souza demonstra a riqueza e a enorme produção da pintora, resultado de um longo trabalho de identificação, fotografia e catalogação, desenvolvido ao longo dos últimos três anos por uma equipa composta pela Conservadora Ana Paula Machado (MNSR), pela Conservadora-Restauradora Maria Aguiar (CITAR), e pelas Historiadoras de Arte Raquel Henriques da Silva e Elena Komissarova (IHA), que assumem a coordenação científica deste volume.

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Dentes de Leão. Ativar a Participação nas Artes: Volume 2 – Ensaios Críticos
Autor: Cristina Pratas Cruzeiro, Bruno Marques, Cláudia Madeira
Dentes de Leão. Ativar a Participação nas Artes: Volume 2 – Ensaios Críticos

Autor: Cristina Pratas Cruzeiro, Bruno Marques, Cláudia Madeira

Dentes de Leão foi um projeto no âmbito das artes participativas que investiu em jovens do Sardoal, de Évora e de Lisboa, e em jovens artistas dos distritos de Santarém, de Évora e da Islândia. Entre janeiro de 2022 e abril de 2023 realizaram-se Encontros de Jovens semanais, Residências e Laboratórios Artísticos, um Curso de Artes Participativas e apresentações públicas em Évora, Sardoal e Lisboa. Em colaboração com o IHA-NOVA FCSH / IN2PAST e o ICNOVA realizaram-se também uma conferência internacional e esta publicação.
No primeiro volume da publicação Ativar a Participação nas Artes dá-se visibilidade a reflexões críticas de todos os participantes do projeto Dentes de Leão. São também apresentadas imagens e reflexões sobre as criações artísticas desenvolvidas ao longo de todo o projeto. No segundo volume publicam-se textos originais de autores de referência na área de intervenção do Dentes de Leão: o cruzamento entre a participação e as artes.

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“Pinto para os Tempos a imagem de hum Rey”: Contributos para o estudo da pintura de José de Avelar Rebelo
Autor: Susana Varela Flor, Maria de Jesus Monge
“Pinto para os Tempos a imagem de hum Rey”: Contributos para o estudo da pintura de José de Avelar Rebelo

Autor: Susana Varela Flor, Maria de Jesus Monge

A Fundação da Casa de Bragança, prosseguindo na sua missão de divulgar o seu precioso tesouro cultural e histórico,
oferece agora ao público interessado uma nova e mais fácil modalidade de publicação, em formato digital, intitulada “ Pinto para os tempos a imagem de hum Rey”, contributos para o estudo da pintura de José de Avelar Rebelo, autor do Retrato de D. João IV. Partindo de um retrato do rei restaurador, D. João IV, e do pintor que o realizou, José de Avelar Rebelo, a Senhora Professora Doutora Susana Varela Flor traça o percurso do artista, com aturado recurso a fontes arquivísticas, que trazem a lume abundante informação inédita.
Simultaneamente, e no contexto da área da conservação e restauro, foi levado a efeito um trabalho de análise da materialidade do retrato de D. João IV, com o contributo de vários cientistas, como os Professores Doutores António Candeias e Sara Valadas, bem como Catarina Miguel, Mathilda Coutinho, Miriam Pressato, Silvia Bottura-Scardina e Ana Margarida Cardoso. Este trabalho implicou um sério esforço de interdisciplinaridade, materializado pelo Laboratório Hércules, da Universidade de Évora, com a coordenação científica dos Professores Doutores Susana Varela Flor, Sara Valadas e António Candeias, e pela equipa do Museu Biblioteca da Casa de Bragança, que é merecedora de uma referência de apreço pelo seu empenhamento e dedicação.
Ciente da importância de um conhecimento sustentado e da necessidade da prática desta interdisciplinaridade, a Fundação da Casa de Bragança cultiva a relação com as instituições académicas e os investigadores de múltiplas áreas e disciplinas, em especial com o Laboratório Hércules, facilitada pela proximidade geográfica, a abrangência dos objetos de estudo, a universalidade e excelência dos resultados e fortalecida pelos laços humanos criados e consolidados.
Possa esta publicação inspirar novos estudos e trabalhos de investigação visando a promoção do conhecimento, a qual constitui um dos esteios do trabalho que se desenvolve na Fundação, no cumprimento da missão de cuidar do Património Cultural da Casa
de Bragança.

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Ernesto de Sousa 1921-2021: Uma criação consciente de situações / Uma situação consciente de criações
Autor: Afonso Dias Ramos, Mariana Pinto dos Santos
Ernesto de Sousa 1921-2021: Uma criação consciente de situações / Uma situação consciente de criações

Autor: Afonso Dias Ramos, Mariana Pinto dos Santos

A 18 de abril de 2021 cumpriu-se o centenário do nascimento de Ernesto de Sousa, que desde os anos quarenta do século XX até ao seu falecimento, a 6 de outubro de 1988, teve um papel fundamental nas artes em Portugal e marcou as gerações de artistas que vieram a trabalhar depois do 25 de abril. Para assinalar o centenário, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian organizou com o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH o Colóquio Centenário de Ernesto de Sousa no dia 2 de junho de 2021. O livro Ernesto de Sousa 1921-2021: Uma criação consciente de situações / Uma situação consciente de criações resulta desse encontro, incluindo seis novos estudos sobre Ernesto de Sousa que foram submetidos a revisão por pares, testemunhos e revisitações de vários autores, a transcrição de uma mesa-redonda com artistas e curadores sobre o seu papel nas artes visuais portuguesas, contributos de artistas especificamente concebidos para o livro, e ainda um texto inédito de Ernesto de Sousa. Escrito em três línguas, português, castelhano e inglês, este livro cruza artistas, críticos, curadores e investigadores, numa discussão a várias vozes sobre Ernesto de Sousa. O livro é disponibilizado em acesso aberto e, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, será impressa uma edição limitada de 150 exemplares.

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Paula Rego e Salette Tavares: Cartografias da criatividade feminina nos anos 70
Autor: Leonor Oliveira
Paula Rego e Salette Tavares: Cartografias da criatividade feminina nos anos 70

Autor: Leonor Oliveira

Paula Rego e Salette Tavares foram, para além de amigas na vida privada, também companheiras no mundo da arte, tal como testemunham as cartas trocadas e os textos escritos pela segunda sobre o trabalho da primeira. Este encontro tem um enquadramento específico neste catálogo, a década de 1970, que no contexto português corresponde a um período complexo de transformação política, marcado pela Revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim a quase cinquenta anos de ditadura. Nesta época as protagonistas desta exposição foram agentes na redefinição cultural e artística do país, tendo em conta a visibilidade e reconhecimento da obra de Paula Rego e a intervenção de Salette Tavares enquanto crítica de arte e presidente da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte. Organizados no âmbito do IHA seed-project Cartografias da criatividade feminina, 1974-1979, esta exposição e catálogo revelam como a artista e a crítica de arte criaram um espaço de visibilidade para as mulheres portuguesas que possibilita, hoje em dia, a sua inscrição na narrativa e reflexão sobre este momento histórico de transição da ditadura para a democracia.

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Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa – edição revista e ampliada
Autor: Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro, Raquel Henriques da Silva, Elisabete Pereira
Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa – edição revista e ampliada

Autor: Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro, Raquel Henriques da Silva, Elisabete Pereira

O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é um projeto editorial inédito integrado no Grupo de Investigação Museum Studies (MuSt), que conta com o apoio da Direção-Geral do Património Cultural. Teve como objetivo fundamental facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades associadas à Museologia Portuguesa, que exerceram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960, e atuantes em diferentes tipologias científicas (Arte, Ciência, Antropologia, Arqueologia, História, Etnologia). Visa, ainda, contribuir para uma maior compreensão da História dos Museus e da Museologia. Enquadrado na tipologia de IHA seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA, aposta nas vantagens da publicação em formato online em acesso aberto. A edição que agora se publica, revista e ampliada, conta com 96 novas entradas biográficas, tendo sido a seleção dos autores arbitrada por uma Comissão Científica criada para o efeito, comprovando, uma vez mais, a relevância desta abordagem centrada no género biográfico, ao dar destaque ao papel empreendido por um naipe de individualidades regionais e locais, algumas delas desconhecidas ou desvalorizadas e áreas que, em geral, permanecem insuficientemente estudadas, convertendo-se este Dicionário numa obra de referência nacional e internacional nesta área de estudos.

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Autores y textos museológicos en español y portugués
Autor: Maria Luísa Grau Tello, Inmaculada Real López
Autores y textos museológicos en español y portugués

Autor: Maria Luísa Grau Tello, Inmaculada Real López

Textos:
Esther Alsina
Lea Blezer
Almudena Caso
Duarte Manuel Freitas
Manuela García Lirio
Alejandra Gómez
María Luisa Grau Tello
Jesús Pedro Lorente
Ana Cristina Martins
Álvaro Notario
Inmaculada Real López
Alma Rodríguez
Ariadna Ruiz
Sofía Sánchez Giménez
Oriol Vaz
Ivan Vaz Romero-Trueba
Luis Walias

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Art, Museums & Digital Cultures: Rethinking Change
Autor: Helena Barranha, Joana Simões Henriques
Art, Museums & Digital Cultures: Rethinking Change

Autor: Helena Barranha, Joana Simões Henriques

No seguimento da Conferência Internacional sobre Arte, Museus e Culturas Digitais (Abril 2021), este e-book pretende aprofundar a discussão sobre o conceito de mudança, geralmente associado à relação entre cultura e tecnologia.
Através dos contributos de 32 autores, de 12 países, questiona-se não só a forma como o digital tem motivado novas práticas artísticas e curatoriais, mas também o inverso, observando como propostas críticas e criativas no campo da arte e dos museus têm aberto vias alternativas para o desenvolvimento tecnológico. Assumindo a diversidade de perspectivas sobre o tema, de leituras retrospectivas à análise de questões e projectos recentes, o livro estrutura-se em torno de sete capítulos e um ensaio visual, evidenciando os territórios de colaboração e cruzamento entre diferentes áreas de conhecimento científico.
Disponível em acesso aberto, esta publicação resulta de um projecto colaborativo promovido pelo Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa e pelo maat – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia.
Instituição parceira: Instituto Superior Técnico. Mecenas: Fundação Millennium bcp. Media partner: revista Umbigo.

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Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes: IV FÓRUM IBÉRICO DE ESTUDOS MUSEOLÓGICOS
Autor: Joana Baião, Lúcia Almeida Matos
Estratégias de Exposição – História e Práticas Recentes: IV FÓRUM IBÉRICO DE ESTUDOS MUSEOLÓGICOS

Autor: Joana Baião, Lúcia Almeida Matos

Textos das comunicações apresentadas no IV FÓRUM IBÉRICO DE ESTUDOS MUSEOLÓGICOS,
decorrido em videoconferência, 10 de dezembro de 2020.

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Os Museus e a(s) Sociedade(s): Teorias, contextos, histórias, experiências, desafios: II FÓRUM IBÉRICO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA
Autor: Joana Baião, Raquel Henriques da Silva
Os Museus e a(s) Sociedade(s): Teorias, contextos, histórias, experiências, desafios: II FÓRUM IBÉRICO DE INVESTIGAÇÃO EM MUSEOLOGIA

Autor: Joana Baião, Raquel Henriques da Silva

Textos das comunicações apresentadas no II Fórum de Investigação em Museologia, decorrido em Lisboa, 13 e 14 de Dezembro de 2018.

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ECO (DA IDEIA À OBRA DE ARTE)
Autor: Joana Jordão, Sandra Vieira Jürgens
ECO (DA IDEIA À OBRA DE ARTE)

Autor: Joana Jordão, Sandra Vieira Jürgens

ECO (DA IDEIA À OBRA DE ARTE) constitui o projeto expositivo de final de curso desenvolvido pelo coletivo de curadores da terceira edição da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA 2017/2018). A exposição realizou-se na Galeria Liminare, na Junta de Freguesia do Lumiar, entre 3 de junho e 8 de setembro de 2018.

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Ensaios (Sobre a mesa). A partir da colecção do Museu de Lisboa e do Museu Bordalo Pinheiro
Autor: Carolina Machado, Sandra Vieira Jürgens
Ensaios (Sobre a mesa). A partir da colecção do Museu de Lisboa e do Museu Bordalo Pinheiro

Autor: Carolina Machado, Sandra Vieira Jürgens

A exposição ENSAIOS (SOBRE A MESA): A partir da coleção do Museu de Lisboa e do Museu Bordalo Pinheiro é o culminar do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelo coletivo de curadores da segunda edição da Pós-Graduação em Curadoria de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA 2016/2017). O projeto expositivo fez parte da programação oficial da Galeria Quadrum | Galerias Municipais de Lisboa, e decorreu de 20 de julho a 1 de outubro
de 2017.  O trabalho curatorial desenvolveu-se em torno das coleções do Museu de Lisboa e do Museu Bordalo Pinheiro, e teve como objetivo dar uma vida comum a estes espólios, convocando diferentes experiências de reflexão, partilha e debate,
através de uma programação de atividades performativas, educativas e discursivas que decorreram ao longo da exposição.
No âmbito do programa paralelo da exposição ENSAIOS (SOBRE A MESA), organizaram-se diferentes atividades abertas a toda a comunidade: visitas guiadas, ateliers, workshops e encontros informais, como a Maratona, realizada nos dias 23 e 24 de setembro na Galeria Quadrum, que enriqueceu a reflexão e o debate sobre a exposição, a coleção e a cidade com a participação de trinta convidados.

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Nacionalidade, Identidade, Mobilidade: Geopolítica e Exposições de Arte
Autor: Lígia Afonso, Lúcia Almeida Matos, Ughetta Molin Fop
Nacionalidade, Identidade, Mobilidade: Geopolítica e Exposições de Arte

Autor: Lígia Afonso, Lúcia Almeida Matos, Ughetta Molin Fop

Esta publicação resulta de comunicações apresentadas no âmbito do encontro anual de 2015 do grupo de investigação em Estudos de Museus (MuSt) do IHA a 26 e 27 de Novembro, no Museu Nacional de Soares dos Reis e na Faculdade de
Belas Artes da Universidade do Porto. O encontro, que teve como oradora principal, Lucy Steeds, foi organizado por uma
comissão executiva que integrou Lúcia Almeida Matos, Lígia Afonso, Ughetta Molin Fop e Sofia Ponte e contou com supervisão científica de Lúcia Almeida Matos, Raquel Henriques da Silva e Susana Martins.

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O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: Forma, função e iconografia
Autor: Ana Celeste Glória
O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: Forma, função e iconografia

Autor: Ana Celeste Glória

Quando o grupo de investigação ‘Medieval and Early Modern Art Studies’ do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estabeleceu como tema central do seu encontro internacional o “Retábulo”, procurou recuperar o caminho da internacionalização da história da arte portuguesa e da disseminação da investigação desenvolvida no nosso país. Dos vários assuntos passíveis de serem trabalhados de modo alargado num contexto de uma reunião científica, o grupo optou para o ano de 2015 pela arte retabular, sua tipologia, funções e iconografias como tópico abrangente. Tal reunião, que ficou designada por “I Simpósio de História da Arte”, decidiu porém limitar a discussão da temática ao espaço ibero-americano, sem prejuízo de ter convocado outras áreas geográficas, igualmente relevantes para o estudo da matéria. Foram justamente parte das comunicações apresentadas durante o Simpósio, todas elas selecionadas criteriosamente pela Comissão Científica criada para o efeito, que serviram de base aos textos agora publicados. A eleição de três vertentes de análise – forma, função e iconografia – constituiu o mote para a abordagem histórico-artística da retabulística no vasto território ibero-americano e veio a traduzir-se no livro que seguidamente se apresenta. Nele, o leitor poderá encontrar ampla reflexão sobre os artistas e respectivas oficinas, capazes de conceber as “máquinas” retabulares de pequeno ou grande porte; a construção e a definição do perfil dos mecenas e agentes do mercado artístico na execução dessas obras; a identificação e a análise da dimensão material dos retábulos; as leituras multifacetadas dos complexos programas iconográficos e ornamentais dos mesmos. Em todos os textos agora publicados, subdivididos em quatro partes distintas, a saber: O Retábulo Ibero-Americano: identidades, transferências e assimilações; O Retábulo e o espaço: desenho, arquitetura, pintura e escultura; O Retábulo e a iconografia: interpretação, significado e função; O Património retabular: conservação, restauro, defesa e valorização, os autores procuraram salientar a importância plástica e simbólica dos inúmeros exemplos analisados, salientando, sempre que possível, as especificidades autóctones e as interações artísticas estabelecidas com os contributos exógenos. Da leitura deste volume digital que abarca a época moderna (entendida entre os séculos XVI-XVIII), perpassa uma ideia comum: a da transversalidade do tema “Retábulo”. Este, independentemente da forma, da função ou da iconografia assumida, repete modelos, (re)inventa soluções e por vezes transgride a norma, demonstrando por isso que não importa o espaço em que se situa ou o lugar concreto a que se destina, mas que assume sempre um carácter intemporal na História da Arte.

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Actas do Encontro Portugal – Galiza, Mosaicos Romanos: Fragmentos de Cultura nas Proximidades do Atlântico
Autor: Miguel Pessoa
Actas do Encontro Portugal – Galiza, Mosaicos Romanos: Fragmentos de Cultura nas Proximidades do Atlântico

Autor: Miguel Pessoa

Livro de actas Encontro Portugal – Galiza, dedicado ao tema “Mosaicos Romanos – Fragmentos de Cultura nas Proximidades do Atlântico”, realizado entre 6 e 7 de Julho de 2013 no Museu da Villa Romana do Rabaçal – Município de Penela, Beira Litoral, Museu D. Diogo Sousa – Direcção Regional de Cultura do Norte, e Museu Provincial de Lugo – Galiza.Livro coordenado por Miguel Pessoa, conta com colaboração de inúmeros investigadores da especialidade.

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Southern Modernisms: from A to Z and back again
Autor: Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia, Begoña Farré Torras
Southern Modernisms: from A to Z and back again

Autor: Joana Cunha Leal, Maria Helena Maia, Begoña Farré Torras

O livro que agora se publica resulta de um projeto de investigação intitulado Modernismos do Sul, que decorreu entre março de 2014 e maio de 2015, com financiamento da FCT. O objetivo do projeto foi explorar a possibilidade de construir uma noção mais inclusiva e plural de modernismo através da revisão da definição dominante do Modernismo – o seu enfoque estilístico, o seu viés formalista e anti-representativo, bem como os seus pressupostos autonómicos, ou, no que diz respeito à arquitetura, o seu credo funcionalista. Este empreendimento crítico assentava na hipótese de que os modernismos do sul da Europa se caracterizavam por um forte enraizamento na cultura popular (arte popular e arquitetura vernacular), e que esta caraterística poderia ser entendida como uma antecipação de algumas das premissas do que viria a ser conhecido como regionalismo crítico. (…)

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Southern Modernisms: Critical stances through regional appropriations
Autor: Joana Cunha Leal, Begoña Farré Torras, Maria Helena Maia
Southern Modernisms: Critical stances through regional appropriations

Autor: Joana Cunha Leal, Begoña Farré Torras, Maria Helena Maia

A definição hegemónica de Modernismo tem sido sujeita a um intenso processo de revisão crítica que teve início há várias décadas. Este processo tem contribuído para o alargamento significativo do cânone modernista, desafiando os seus pressupostos essencialistas primordiais e as suas interpretações formalistas, tanto no campo das artes visuais como no da arquitetura. Esta conferência pretende expandir ainda mais esta revisão, uma vez que procura discutir a noção de “Modernismos do Sul”, considerando a hipótese de que as apropriações regionais, tanto na Europa do Sul como no hemisfério sul, implicaram importantes posições críticas que permaneceram invisíveis ou pouco exploradas pelos historiadores da arte e da arquitetura. Em associação com o projeto de investigação Modernismos do Sul (FCT – EXPL/CPC-HAT/0191/2013), pretendemos considerar o enraizamento dos modernismos do sul na cultura popular (arte popular e arquitetura vernacular) como antecipando algumas das premissas do que mais tarde viria a ser conhecido como regionalismo crítico. É, portanto, nosso objetivo explorar um caminho de investigação que corre em paralelo com as principais reivindicações sobre a interligação do modernismo com a sociedade burguesa e a cultura de massas, questionando a ideia de que um regionalismo esteticamente significativo – que resiste à colonização de estilos internacionais e é apoiado pela consciência crítica – ocorreu apenas no campo da arquitetura, e só pode ser representado como uma viragem pós-modernista.

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Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums
Autor: Helena Barranha, Susana S. Martins
Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums

Autor: Helena Barranha, Susana S. Martins

Contém artigos apresentados na International Conference “Uncertain Spaces: Virtual Configurations in Contemporary Art and Museums”, na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), 31 Outubro – 1 de Novembro de 2014) de: Helena Barranha e Susana S. Martins – Introduction: Art, Museums and Uncertainty (pp.1-12); Alexandra Bounia e Eleni Myrivili – Beyond the ‘Virtual’: Intangible Museographies and Collaborative Museum Experiences (pp.15-32); Annet Dekker – Curating in Progress. Moving Between Objects and Processes (pp.33-54); Giselle Beiguelman – Corrupted Memories. The aesthetics of Digital Ruins and the Museum of the Unfinished (pp.55-82); Andrew Vaas Brooks – The Planetary Datalinks (pp.85-110); Sören Meschede – Curators’ Network: Creating a Promotional Database for Contemporary Visual Arts (pp.11-130); Stefanie Kogler – Divergent Histories and Digital Archives of Latin American and Latino Art in the United States – Old Problems in New Digital Formats (pp.131-156); Luise Reitstätter e Florian Bettel – Right to the City! Right to the Museum!(pp.159-182); Roberto Terracciano – On Geo-poetic systems: virtual interventions inside and outside the museum space (pp.183-210); e, Catarina Carneiro de Sousa e Luís Eustáquio – Art Practice in Collaborative Virtual Environments (pp.211-240).

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Museus sem lugar: Ensaios, manifestos e diálogos em rede
Autor: Helena Barranha, Susana S. Martins, António Pinto Ribeiro
Museus sem lugar: Ensaios, manifestos e diálogos em rede

Autor: Helena Barranha, Susana S. Martins, António Pinto Ribeiro

Contém artigos de: Helena Barranha – Introdução: manifestos por um museu sem lugar (pp.3-8); Natalie Bookchin e Alexei Shulgin – Introdução à net.art (1994-1999) [1999] (pp.11-18); Andreas Broegger – Net Art, web art, online art, net.art? [2000] (pp.19-24); Josephine Berry – Humano, demasiado Pós-Humano? A Net Art e os seus críticos [2000] (pp.25-33); Jon Ippolito – Dez mitos sobre a Internet Art [2002] (pp.34-44); Manuel Castells – Os museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço [2001] (pp.47-62); Yehuda Kalay e John Marx – Arquitectura e Internet: projectar lugares no ciberespaço [2005] (pp.63-87); Erkki Huhtamo – Nas (ou para além das) pontas dos dedos: arte contemporânea, práticas expositivas e tactilidade [2008] (pp.88-102); Domenico Quaranta – Perdido na tradução. Ou trazer a Net Art para outro lugar – desculpem, contexto [2008] (pp.103-120); Marisa Olson – Pós-Internet: A Arte depois da Internet [2011] (pp.123-136); Fred Forest – A arte cosa mentale. Do visível ao invisível e da realidade a uma realidade… diferente. [2012] (pp.137-141); Hito Steyerl – Demasiado mundo: a Internet morreu? [2012] (pp.142-158); Excertos das entrevistas realizadas, no âmbito do projecto unplace, a artistas, curadores e investigadores (pp.159-196).

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A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos interiores
Autor: Isabel Mendonça, Marize Malta, Hélder Carita
A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos interiores

Autor: Isabel Mendonça, Marize Malta, Hélder Carita

Livro coordenado por Isabel Mendonça, Hélder Carita e Marize Malta. Reúne as comunicações apresentadas no colóquio luso–brasileiro “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (séculos XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos interiores”, realizado de 4 a 6 de Junho de 2014, no Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa). E conta com artigos de: Cátia Teles e Marques, Daniela Viggiani, Celina Borges Lemos,André Guilherme Dornelles Dangel, Miguel Metelo de Seixas, Isabel Soares de Albergaria, João Vieira Caldas, Maria João Pereira Coutinho, Hélder Carita, Ana Lúcia Vieira dos Santos, Mariana Pinto Ferreira e Tiago Molarinho Antunes, José Pessôa, José Marques Morgado Neto, Gustavo Reinaldo Alves do Carmo; Patrícia Thomé Junqueira Schettino, Celina Borges Lemos, Felipe Azevedo Bosi, Paulo Manta Pereira, Ana Paula Rebelo Correia, Sofia Braga, Ana Cristina da Costa Gomes e Isabel Murta Pina, Ana Pessoa, Isabel Mayer Godinho Mendonça, Isabel Sanson Portella, Alexandre Mascarenhas, Cristina Rozisky, Fábio Galli, Miguel Leal, Rosa Arraes, Maria João Ferreira, e Marize Malta.

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A Arte Efémera e a Conservação: O Paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos
Autor: Rita Macedo, Raquel Henriques da Silva
A Arte Efémera e a Conservação: O Paradigma da Arte Contemporânea e dos Bens Etnográficos

Autor: Rita Macedo, Raquel Henriques da Silva

O livro reúne as comunicações apresentadas no Encontro “A Arte efémera e a conservação: o paradigma da arte contemporânea e dos bens etnográficos”, realizado entre 6 a 7 de Novembro no Museu do Oriente (Lisboa).

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