Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)

Autor: Edval de Souza Barros
Editora: CHAM Publishing
Publicado a: 2008-12-01

A aclamação do duque de Bragança como rei de Portugal em Dezembro de 1640 legitimava-se através da preservação de uma certa constituição política do reino ameaçada pelas crescentes intervenções de Madrid.

O ultramar via-se desprovido de um órgão capaz de conciliar os diferentes interesses consolidados durante 60 anos de agregação à monarquia católica. O Conselho Ultramarino teve que disputar, nem sempre com sucesso, a preservação do seu papel de principal interlocutor junto do rei nos assuntos das conquistas, recorrendo a diferentes estratégias de legitimação com vista a reforçar a sua posição.

O apego dos conselheiros ultramarinos à preservação de suas jurisdições e a uma concepção de serviço à monarquia que colidia frontalmente com os interesses imediatos do novo regime, contudo, mais prejudicou do que favoreceu a sua preservação. A manutenção do conselho por D. João IV deveu-se, principalmente, à natureza das práticas políticas coevas e ao próprio discurso legitimador da nova dinastia, que implicava o respeito pela constituição política do reino e o governo conciliar.

outras publicações

New
Cristianismo e Império. Conceitos e historiografia
Autor: Maria Madalena Oudinot Larcher, Paulo Teodoro de Matos; Jean Pirotte, Roland Jacques, Susana Goulart Costa, Claude Prudhomme, Teresa Lacerda, Anne Mcginness, Rowena Robison, Ângela Barreto Xavier, Isabel Augusta Tavares Mourão
New
Monarcas, Ministros e Cientistas. Mecanismos de Poder, Governação e Informação no Brasil Colonial
Autor: Ângela Domingues
New
Memória do Espólio da Real Mesa da Comissão Geral sobre o Exame e Censura dos Livros (1795)
Autor: Maria Teresa Payan Martins
New
Di buon affetto e commerzio. Relações luso-italianas na Idade Moderna
Autor: Nunziatella Alessandrini, Mariagrazia Russo, Gaetano Sabatini, Antonella Viola; Renato Varriale, Lidia Ramogida, João Paulo Oliveira e Costa, Maria José Ferro Tavares, Renata Sabene, Bruno Martins Boto Leite, Pedro Flor, Benedetta Crivelli, Giuseppina Raggi, Teresa Leonor M. Vale
en_GBEnglish (UK)