Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)

Autor: Edval de Souza Barros
Editora: CHAM Publishing
Publicado a: 2008-12-01

A aclamação do duque de Bragança como rei de Portugal em Dezembro de 1640 legitimava-se através da preservação de uma certa constituição política do reino ameaçada pelas crescentes intervenções de Madrid.

O ultramar via-se desprovido de um órgão capaz de conciliar os diferentes interesses consolidados durante 60 anos de agregação à monarquia católica. O Conselho Ultramarino teve que disputar, nem sempre com sucesso, a preservação do seu papel de principal interlocutor junto do rei nos assuntos das conquistas, recorrendo a diferentes estratégias de legitimação com vista a reforçar a sua posição.

O apego dos conselheiros ultramarinos à preservação de suas jurisdições e a uma concepção de serviço à monarquia que colidia frontalmente com os interesses imediatos do novo regime, contudo, mais prejudicou do que favoreceu a sua preservação. A manutenção do conselho por D. João IV deveu-se, principalmente, à natureza das práticas políticas coevas e ao próprio discurso legitimador da nova dinastia, que implicava o respeito pela constituição política do reino e o governo conciliar.

outras publicações

New
Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)
Autor: Edval de Souza Barros
New
Bibliografia Médica Lusa. Obras impressas em Portugal no século XVIII
Autor: Hervé Baudry
New
A mágoa do esquecimento: escrita e memória conventual no Portugal do século XVII
Autor: Moreno Laborda Pacheco
New
Repensar a identidade: O mundo ibérico nas margens da crise da consciência europeia
Autor: David Martín Marcos, José María Iñurritegui, Pedro Cardim, Ângela Barreto Xavier, João de Figueirôa-Rego, Jon Arrieta Alberdi, Antonio Terrasa Lozano, Pablo Fernández Albaladejo, Héloïse Hermant, Maria Fernanda Bicalho, Eva Botella Ordinas, José María Iñurritegui Rodríguez, Saúl Martínez Bermejo, Tamar Herzog, José María Portillo Valdés, Julen Viejo Yharrassarry
en_GBEnglish (UK)