Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)

Autor: Edval de Souza Barros
Editora: Edições CHAM
Publicado a: 2008-12-01

A aclamação do duque de Bragança como rei de Portugal em Dezembro de 1640 legitimava-se através da preservação de uma certa constituição política do reino ameaçada pelas crescentes intervenções de Madrid.

O ultramar via-se desprovido de um órgão capaz de conciliar os diferentes interesses consolidados durante 60 anos de agregação à monarquia católica. O Conselho Ultramarino teve que disputar, nem sempre com sucesso, a preservação do seu papel de principal interlocutor junto do rei nos assuntos das conquistas, recorrendo a diferentes estratégias de legitimação com vista a reforçar a sua posição.

O apego dos conselheiros ultramarinos à preservação de suas jurisdições e a uma concepção de serviço à monarquia que colidia frontalmente com os interesses imediatos do novo regime, contudo, mais prejudicou do que favoreceu a sua preservação. A manutenção do conselho por D. João IV deveu-se, principalmente, à natureza das práticas políticas coevas e ao próprio discurso legitimador da nova dinastia, que implicava o respeito pela constituição política do reino e o governo conciliar.

outras publicações

New
Mulheres em Macau. Donas Honradas, Mulheres Livres e Escravas (Séculos XVI e XVII)
Autor: Elsa Penalva
New
A Presença inglesa e as relações anglo-portuguesas em Macau
Autor: Rogério Miguel Puga
New
Cargos e ofícios nas monarquias ibéricas: provimento, controlo e venalidade (séculos XVII-XVIII)
Autor: Roberta Stumpf, Nandini Chaturvedula; Mafalda Soares da Cunha, Nuno Gonçalo Monteiro, Fernando Dores Costa, José Subtil, Susana Münch Miranda, José Damião Rodrigues, Guillermo Burgos Lejonagoitia; Inés Gómez González; Nuno Camarinhas, Francisco Andújar Castillo, María del Mar Felices de la Fuente; María López Díaz; Antonio Jiménez Estrella
New
Bibliografia Médica Lusa. Obras impressas em Portugal no século XVIII
Autor: Hervé Baudry
pt_PTPortuguês