O Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (https://ielt.fcsh.unl.pt/) é uma unidade de I&D da NOVA FCSH, reconhecida pela FCT, com parcerias estratégicas tanto com instituições nacionais (Fund. Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional, Casa Fernando Pessoa e outras), como em redes de investigação (Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire e a Red Internacional de Universidades Lectoras, por ex.) e em consórcios de instituições universitárias estrangeiras (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone – Études Romanes da Université Paris Nanterre, entre outros).
No plano das instituições portuguesas de ciência, singulariza-se por concentrar a sua missão no questionamento das relações dinâmicas e heterogéneas da literatura com a tradição enquanto memória extensa, diversa e (re)ativa. Com este foco, redefiniu ultimamente as suas orientações científicas, introduzindo novas áreas de investigação, algumas com antecedentes exploratórios no IELT – 1) Literatura: Tradição e Arquivo; 2) Estudos Interartes e 3) Humanidades Ambientais.
Desenvolvendo amplamente em acesso aberto a sua atividade de produção, transferência e disseminação de conhecimento, publica 4 revistas, coleções de e-books e mantém estruturas digitais via 15 websites, que agregam informação em 10 bases de dados. Estas inventariam corpora genológicos e de autor, mas ultrapassam a mera função de arquivo estático, pois criam conceitos e prismas inovadores.