Tendo começado por ser uma unidade de investigação dedicada à Filosofia da Linguagem, o Instituto de Filosofia da Nova foi criado em 1993 e, desde essa data, obteve Excelente em todas as avaliações da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. De 2014 em diante, o Instituto viu crescer o seu nível de internacionalização, quer através do aumento do número de publicações em revistas e editoras internacionais de renome, quer através das várias candidaturas a projetos europeus nas quais foi bem sucedido. Nos últimos anos, o IFILNOVA consolidou o compromisso de investigação com uma única linha temática, tendo alargado, em simultâneo, o número de abordagens aos problemas filosóficos em causa.
O principal objetivo do IFILNOVA é o desenvolvimento de programas de investigação focados na ação humana e na construção de valores ao nível ético, estético e político. De forma a cumprir estes objectivos, o IFILNOVA desenvolve programas de investigação sobre os temas dos valores, da normatividade das regras e da argumentação, direcionados para o estudo, desenvolvimento e investigação de teorias filosóficas e da sua aplicação às práticas e problemas sociais. Neste âmbito, o IFILNOVA tem atingido níveis de excelência nacionais (obteve a classificação de Excelente na última avaliação suscitada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e reconhecimento internacional em áreas como a teoria da argumentação, a pragmática, a história da Filosofia (e mais especificamente, nos estudos sobre Nietzsche e sobre Wittgenstein).
O objectivo do instituto é cumprido a diferentes níveis (desenvolvimento teórico, aplicação, disseminação) através de três estratégias distintas: