Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)

Autor: Edval de Souza Barros
Editora: Edições CHAM
Publicado a: 2008-12-01

A aclamação do duque de Bragança como rei de Portugal em Dezembro de 1640 legitimava-se através da preservação de uma certa constituição política do reino ameaçada pelas crescentes intervenções de Madrid.

O ultramar via-se desprovido de um órgão capaz de conciliar os diferentes interesses consolidados durante 60 anos de agregação à monarquia católica. O Conselho Ultramarino teve que disputar, nem sempre com sucesso, a preservação do seu papel de principal interlocutor junto do rei nos assuntos das conquistas, recorrendo a diferentes estratégias de legitimação com vista a reforçar a sua posição.

O apego dos conselheiros ultramarinos à preservação de suas jurisdições e a uma concepção de serviço à monarquia que colidia frontalmente com os interesses imediatos do novo regime, contudo, mais prejudicou do que favoreceu a sua preservação. A manutenção do conselho por D. João IV deveu-se, principalmente, à natureza das práticas políticas coevas e ao próprio discurso legitimador da nova dinastia, que implicava o respeito pela constituição política do reino e o governo conciliar.

outras publicações

New
Salvador da Bahia: retratos de uma cidade atlântica
Autor: Evergton Sales Souza, Guida Marques, Hugo Ribeiro da Silva, Pedro Cardim, Thiago Krause, Avanete Pereira Sousa, Bruno Feitler, Lucilene Reginaldo, Giuseppina Raggi, João José Reis, Gabriela dos Reis Sampaio
New
A Alta Nobreza e a Fundação do Estado da Índia, Actas do Colóquio Internacional
Autor: João Paulo Oliveira, Vítor Luís Gaspar Rodrigues, Miguel Jasmins Rodrigues, Luís Filipe Oliveira, Célia Santana, Teresa Lacerda, Susannah Charlton Humble, André Teixeira, Ana Manuel Guerreiro, Andreia Martins de Carvalho, Valdemar Coutinho, Silvina Silvério, Marisa Pires Marques, Patrícia Carvalho, Sofia Diniz, Alexandra Pelúcia, Mafalda Soares da Cunha, Luís Adão da Fonseca, Isabel Morgado S. e Silva, Maria Cristina Pimenta
New
Don García de Silva y Figueroa e os ‘Comentarios’ da embaixada à Pérsia (1614-1624) Volume 1
Autor: Rui Manuel Loureiro, Ana Cristina Costa Gomes, Vasco Resende
New
‘Por toda la Tierra’, España y Portugal: globalización y ruptura (1580-1700)
Autor: Rafael Valladares
pt_PTPortuguês