Negócios de tanta importância. O Conselho Ultramarino e a disputa pela condução da guerra no Atlântico e no Índico (1643-1661)

Autor: Edval de Souza Barros
Editora: Edições CHAM
Publicado a: 2008-12-01

A aclamação do duque de Bragança como rei de Portugal em Dezembro de 1640 legitimava-se através da preservação de uma certa constituição política do reino ameaçada pelas crescentes intervenções de Madrid.

O ultramar via-se desprovido de um órgão capaz de conciliar os diferentes interesses consolidados durante 60 anos de agregação à monarquia católica. O Conselho Ultramarino teve que disputar, nem sempre com sucesso, a preservação do seu papel de principal interlocutor junto do rei nos assuntos das conquistas, recorrendo a diferentes estratégias de legitimação com vista a reforçar a sua posição.

O apego dos conselheiros ultramarinos à preservação de suas jurisdições e a uma concepção de serviço à monarquia que colidia frontalmente com os interesses imediatos do novo regime, contudo, mais prejudicou do que favoreceu a sua preservação. A manutenção do conselho por D. João IV deveu-se, principalmente, à natureza das práticas políticas coevas e ao próprio discurso legitimador da nova dinastia, que implicava o respeito pela constituição política do reino e o governo conciliar.

outras publicações

New
A donde Neptuno reina: Water, Gods and Power during the Modern Era (16th-18th Centuries)
Autor: Pilar Diez del Corral Corredoira; Liana de Girolami Cheney, Christopher Kreutchen, Mar García Arenas, Fernando Morato, Marjolaine Carles, Diego Sola, Carla Alferes Pinto, Cristina Brito, Filipa Araújo, Diana Andrea Blichmann
New
Monarcas, Ministros e Cientistas. Mecanismos de Poder, Governação e Informação no Brasil Colonial
Autor: Ângela Domingues
New
Don García de Silva y Figueroa e os ‘Comentarios’ da embaixada à Pérsia (1614-1624) Volume 2
Autor: Rui Manuel Loureiro, Ana Cristina Costa Gomes , Vasco Resende
New
Subsídios para a história da escravatura insular, séculos XV a XIX
Autor: Margarida Vaz do Rego Machado, Rute Dias Gregório, Susana Serpa Silva; Maria Manuel Ferraz Torrão, Arlindo Manuel Caldeira, Manuela Lima, Maria da Graça Delfim
pt_PTPortuguês