Livro médico e censura na primeira modernidade em Portugal

Autor: Hervé Baudry
Editora: Edições CHAM
Publicado a: 2017-10-01

Estudo monográfico que visa, por um lado, descrever e analisar a expurgação dos livros, tanto de fabrico local como de importação; por outro, fornecer uma bibliografia aprofundada das obras impressas e dos manuscritos do século XVII.

A primeira parte foca-se na noção de microcensura, ainda pouco divulgada. Em Portugal, como nos outros países de Inquisição, além da mera proibição de autores e obras, praticou-se a expurgação textual graças a índices epónimos editados a partir dos anos 1570-1580. Foi elaborada uma metodologia da análise microcensória que permite classificar e avaliar a efectividade das operações realizadas dentro dos livros. Assim, se começa a escrever a história da biblioteca limpa, secção do livro médico, segundo os padrões da cultura pós-tridentina.

A segunda parte intitula-se Bibliografia Médica Lusa (século XVII). Em comparação com a reduzida produção anterior de livros de medicina (22 títulos entre 1496 e 1598), estão aqui catalogados 99 itens de impressos (títulos originais e reedições) e 51 entradas sobre obras manuscritas. Além dos principais dados bibliográficos correntes, cada item está descrito com dados sobre aspetos indispensáveis, sempre que consta nele este tipo de informação: datas das licenças e de privilégio, taxas, título e autor das peças paratextuais, localização dos exemplares a três níveis (Portugal, Espanha, resto do mundo). Contém no fim os seguintes índices remissivos: nomes de autores de impressos e manuscritos, de destinatários de uma dedicatória, de editores e patrocinadores, lugares de edição.

A dupla abordagem, censória e bibliográfica, ajuda a conhecer melhor o mundo do livro e dos seus atores num mercado reduzido e num contexto de controlo apertado.

outras publicações

New
A mágoa do esquecimento: escrita e memória conventual no Portugal do século XVII
Autor: Moreno Laborda Pacheco
New
António Vieira, Roma e o universalismo das monarquias portuguesa e espanhola
Autor: Pedro Cardim, Gaetano Sabatini, José Javier Ruiz Ibáñez, Jean-Frédéric Schaub, Alcir Pécora, Nelson Veríssimo, Zulmira C. Santos, Natalia Muchnik, José Pedro Paiva, Zoltán Biedermann, Tamar Herzog, Rodrigo Bentes Monteiro, Óscar Mazín
New
Mulheres em Macau. Donas Honradas, Mulheres Livres e Escravas (Séculos XVI e XVII)
Autor: Elsa Penalva
New
Di buon affetto e commerzio. Relações luso-italianas na Idade Moderna
Autor: Nunziatella Alessandrini, Mariagrazia Russo, Gaetano Sabatini, Antonella Viola; Renato Varriale, Lidia Ramogida, João Paulo Oliveira e Costa, Maria José Ferro Tavares, Renata Sabene, Bruno Martins Boto Leite, Pedro Flor, Benedetta Crivelli, Giuseppina Raggi, Teresa Leonor M. Vale
pt_PTPortuguês