A PRELO – Plataforma de Revistas e Livros da NOVA FCSH promove ativamente, junto das coleções e revistas que agrega, um conjunto de boas práticas que asseguram a qualidade do processo editorial e que alinham a edição com os mais recentes e reconhecidos modelos neste domínio.
O conteúdo disponibilizado pelas revistas e coleções incluídas na PRELO deve estar disponível de forma gratuita, sendo permitido aos/às utilizadores/as dos conteúdos ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar os textos completos de artigos, capítulos ou livros, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem solicitar autorização prévia à revista, coleção ou aos/às autores/as, desde que seja feita referência à publicação e ao seu autor e de acordo com a licença atribuída ao conteúdo.
Também a submissão e a publicação de trabalhos nas revistas e coleções devem ser gratuitas. Não devem ser cobradas quaisquer taxas aos/às autores/as.
Para facilitar o acesso, a descoberta, a interoperabilidade e a reutilização a PRELO recomenda que as revistas sejam registadas no Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto – DOAJ) e que as políticas de auto-arquivo sejam registadas na base de dados SHERPA RoMEO.
Os manuscritos para publicação nas revistas e coleções incluídas na PRELO devem ser submetidos a um rigoroso processo de avaliação por pares, cujo modelo é definido pelos respectivos Conselhos Editoriais de cada revista ou coleção, como garantia de qualidade científica.
A PRELO recomenda aos/às autores/as o desenvolvimento de uma estratégia de retenção de direitos, o que implica a não cessão dos direitos de autor, numa base exclusiva, aos conselhos editoriais/científicos das revistas e coleções. Recorrendo a este mecanismo, os/as autores/as conservam o controlo sobre a distribuição do seu manuscrito, seja antes, durante ou depois do processo de revisão pelos pares.
A utilização de material de terceiros só deverá ser autorizada com o respectivo consentimento legal, obtido previamente pelos/as responsáveis pela submissão dos trabalhos. Os termos das licenças Creative Commons aplicadas aos trabalhos publicados não são extensíveis a qualquer conteúdo não original (tais como gráficos, figuras, fotos, excertos, etc.), sendo necessária autorização adicional do/a titular dos direitos. A obrigação de pesquisa e permissão clara recai exclusivamente sobre a parte que reutiliza o material.
É recomendada e promovida a equidade e igualdade de género na atividade editorial das revistas e coleções incluídas na PRELO.
É também fortemente aconselhada a integração de membros externos à comunidade NOVA FCSH nos conselhos editoriais/científicos das revistas e coleções incluídas na PRELO, que representem diferentes realidades geográficas.
As revistas e coleções alojadas na PRELO são encorajadas a fazer todos os esforços para assegurar que o conteúdo publicado não infringe os direitos de qualquer pessoa, ou a legislação aplicável em Portugal.
Com o crescimento da utilização da inteligência artificial nos processos de investigação e publicação, a PRELO encoraja os/as autores/as que publicam nas revistas e coleções que agrega, a considerar as suas implicações éticas e assegurar a transparência na utilização de algoritmos e dados de inteligência artificial.
Alerta igualmente que a prática de plágio é eticamente reprovada e passível de ser controlada através de sistemas de verificação de similaridade de textos.
Aconselha, ainda, à aplicação de um sistema de atribuição de funções de autores normalizado (Taxonomia de funções de contribuidor – exemplo CRediT) que permita definir as responsabilidades de cada um dos/das intervenientes no processo intelectual e evite situações de autoria pouco transparentes ou até eticamente reprováveis e/ou legalmente sancionáveis.
Quando existam dados de investigação associados aos trabalhos submetidos para publicação nas revistas e coleções incluídas na PRELO, é recomendado aos/ás autores/as que disponibilizem esses dados de acordo com os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e CARE (Collective Benefit, Authorithy of Control, Responsability, and Ethics), num repositório de dados certificado, sob uma licença aberta que permita o acesso sem restrições.
O trabalho submetido para publicação deve conter uma “Declaração de disponibilidade dos dados” e incluir o identificador persistente atribuído pelo repositório aos dados depositados.
Pode ser consultada uma lista de repositórios de dados em https://www.re3data.org/
Caso não seja possível disponibilizar publicamente os dados em acesso aberto, deve ser apresentada uma justificação.
Os dados secundários (obtidos de outras fontes) devem ser devidamente creditados.
Para saber + consulte o Guia para a Gestão de Dados de Investigação na NOVA FCSH
Com vista à melhor disseminação e descoberta dos trabalhos, a PRELO recomenda a atribuição de identificadores persistentes (PID) de acordo com as normas reconhecidas internacionalmente.
ORCID – Open Researcher and Contributor ID (Autores/as)
DOI – Digital Object Identifier
ISSN (Revistas)
ISBN (Livros)
A afirmação do português como língua de publicação assume importância estratégica no projeto académico e científico da NOVA FCSH.
Contudo, numa perspetiva de disseminação da produção científica a nível global, a PRELO aconselha à promoção do multilinguismo e, especificamente, à utilização da língua inglesa.
Tendo em consideração o desenvolvimento atual do mercado editorial e a consequente valorização da disseminação dos trabalhos de investigação na sua fase de elaboração mais precoce, a PRELO recomenda às revistas e coleções que agrega, a definição de uma política de depósito de pré-prints em repositórios confiáveis e adequados.
A PRELO encontra-se comprometida com o esforço de preservação de conteúdos a longo prazo, implementando serviços específicos para esse efeito, sempre que se concluir como necessário.
Os conteúdos publicados nas revistas e coleções incluídas na PRELO e de autoria afiliada à NOVA FCSH podem ser igualmente preservados a longo prazo no RUN – Repositório Institucional da Universidade Nova de Lisboa.
Para mais informação, contactar repositorio@fcsh.unl.pt