Autor: Raquel Henriques da Silva, Bruno Marques, Joana d'Oliva Monteiro
Editora: Edições IHA
Publicado a: 2024-11-20
O congresso “Aurélia de Souza. Mulheres Artistas em 1900” decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Abril de 2023, no âmbito das celebrações do centenário da morte de Aurélia de Souza e na sequência de uma proposta apresentada pelo Instituto de História da Arte (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa) ao Museu Nacional Soares dos Reis e à Câmara Municipal de Matosinhos que foram parceiros generosos desta iniciativa.
Após um longo percurso que cumpriu todas as exigências de um congresso científico, foi lançada uma Chamada de Capítulos para eBook em acesso aberto e com atribuição de DOI.
Esta publicação apresenta os textos seleccionados pela comissão científica, avaliados por pares (double-blind peer review), revistos pelos respectivos autores e organizados pelos editores em cinco secções: “Aurélia por Aurélia”, “Après Aurélia de Souza: revisitações e desdobramentos na contemporaneidade”, “Auto-representação”, “Artistas mulheres: contra-canonização” e “Interartes: poesia e música”. Deste modo, e como era nosso propósito, Aurélia é tratada em alguns aspectos da sua imensa particularidade, abre campo a outras artistas (e também uma fotógrafa) e é posta em relação com outros domínios dos estudos culturais, nomeadamente a literatura e a música. Por outro lado, o facto de Aurélia de Souza ter vindo a interessar alguns artistas contemporâneos permitiu alargar o âmbito cronológico desta publicação à contemporaneidade, incluindo as “artes derivativas”.
No mesmo ano em que foi apresentado o Catálogo Raisonné dedicado a Aurélia de Souza, esta publicação pretende ser mais um contributo para o estudo e difusão da obra de uma das artistas mais significativas da arte portuguesa e que ultimamente tem merecido reconhecimento internacional.