A Presença inglesa e as relações anglo-portuguesas em Macau

Autor: Rogério Miguel Puga
Editora: CHAM Publishing
Publicado a: 2009-10-01

Após a fundação da Companhia das Índias, em 1600, a Inglaterra inicia o longo processo de expansão comercial e colonial da Ásia, entrando os objectivos comerciais dos mercadores norte-europeus em confronto com os interesses portugueses no Oceano Índico e no Extremo-Oriente, nomeadamente na China e no Japão. A edilidade local de Macau, sobretudo a partir do fim do comércio com Nagasáqui, tenta, a todo o custo, defender o seu monopólio comercial no Império do Meio.

Do cruzamento de um amplo conjunto de fontes inflesas, portuguesas e chinesas surge uma imagem multidimensional da presença britânica no enclave luso-chinês durante os séculos XVII e XVIII, cuja marca é ainda hoje visível na paisagem humanizada da cidade. Os materiais de arquivo estudados permitem, assim, reconstruir quer os primeiros frutos do «China trade», as tentativas de estabelecimento da Companhia das Índias na China, e o consequente aumento da influência inglesa em Macau.

outras publicações

New
Don García de Silva y Figueroa e os ‘Comentarios’ da embaixada à Pérsia (1614-1624) Volume 1
Autor: Rui Manuel Loureiro, Ana Cristina Costa Gomes, Vasco Resende
New
Viagens, produtos e consumos artísticos. O espaço ultramarino português, 1450-1900
Autor: Isabel Soares de Albergaria, Duarte Nuno Chaves, Carla Alferes Pinto, Maria João Ferreira, Alexandra Curvelo, Antonieta Reis Leite, Renata Araújo, Duarte Nuno Chaves, Ana Cristina Moscatel Pereira, José Francisco Ferreira Queiroz
New
Bibliografia Médica Lusa. Obras impressas em Portugal no século XVIII
Autor: Hervé Baudry
New
Relação do Descobrimento da Ilha de São Tomé
Autor: Manuel do Rosário Pinto
en_GBEnglish (UK)